NOTÍCIAS E EVENTOS

 

RBJID
Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa 4400 Jenifer Street N.W. Suite 330
Washington D.C 20015 - USA
Telefones: 1 (202) 686-1502 / 1503 / 1504
Fax: 1 (202) 537-4829
GALERIA
delegados do brasil na
junta interamericana de defesa
DELEGADO DA MARINHA DO BRASIL
CMG JOÃO cARLOS KÜSTER MAIA
É OFICIAL DO CORPO DA ARMADA FORMADO PELA ESCOLA NAVAL, TENDO CONCLUIDO O CURSO EM 1987. SERVIU NOS SEGUINTES NAVIOS: NAVIO-OFICINA BELMONTE, FRAGATA NITEROI, FRAGATA GREENHALGH NAVIO-TANQUE ALMIRANTE GASTAO MOTTA. SERVIU AINDA NO ESTADO-MAIOR DA ARMADA E NO ESTADO-MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS. COMANDOU O NAVIO-VARREDOR ANHATOMIRIM E A FORCA DE MINAGEM E VARREDURA. POSSUI OS CURSOS DE MAQUINAS PARA OFICIAIS, ESTADO-MAIOR PARA OFICIAIS SUPERIORES,  POLÍTICA E ESTRATÉGIA MARÍTIMAS, MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL, MBA EM GESTÃO INTERNACIONAL E DIVERSOS CURSOS NA AREA DE OPERACOES DE PAZ NA ARGENTINA, CHILE, ESPANHA, GUATEMALA E SÉRVIA. PARTICIPOU COMO DELEGADO BRASILEIRO NA ONU NAS NEGOCIAÇÕES DOS MEMORANDOS DE ENTENDIMENTO DO CONTINGENTE BRASILEIRO NO HAITI E NO GRUPO DE TRABALHO PARA REVISÃO DO MANUAL DE REEMBOLSO DA ONU, EM NOVA IORQUE, EUA. NA JUNTO A JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA EXERCEU AS FUNÇÕES DE CHEFE DA DIVISÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS E CHEFE DA SEÇÃO DE MEDIDAS DE FORTALECIMENTO DA CONFIANÇA E DA SEGURANÇA E PARTICIPOU DA ELABORAÇÃO DO LIVRO BRANCO DE DEFESA DO HAITI.
DELEGADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
CEL cOM CARLOS WALDYR AGUIAR
É OFICIAL DA ARMA DE COMUNICAÇÕES, DA TURMA DE 1988 DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. POSSUI, ALÉM DOS CURSOS NORMAIS DA CARREIRA, OS CURSOS DE PILOTO DE HELICÓPTEROS PARA A AVIAÇÃO DO EXÉRCITO, PILOTO DE COMBATE, AVANÇADO DE AVIAÇÃO, BÁSICO DE PÁRA-QUEDISTA, BÁSICO DE MONTANHISMO, OPERAÇÕES NA SELVA, ESTADO-MAIOR CONJUNTO, NA ESG, E FORÇA AÉREA COMPONENTE, NA FAB, ALÉM DO ESTÁGIO DE OPERAÇÕES PSICOLÓGICAS.  FOI COMANDANTE DE COMPANHIA DE HELICÓPTEROS E OFICIAL DE OPERAÇÕES DOS 3º E 4º BATALHÕES DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO. FOI INSTRUTOR DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS E OBSERVADOR MILITAR DAS NAÇÕES UNIDAS NO TIMOR LESTE. COMANDOU O 4º BATALHÃO DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO, EM MANAUS-AM. FOI O COMANDANTE, EM TRÊS OPORTUNIDADES, DA MISSÃO BRASILEIRA DE APOIO À MISSÃO HUMANITÁRIA DE RESGATE A REFÉNS DAS FARC, NA COLÔMBIA. ANTES DE ASSUMIR A MISSÃO DE DELEGADO DA RBJID FOI ASSESSOR PARA DESMINAGEM HUMANITÁRIA NA SECRETARIA DA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA.
DELEGADO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
CEL AV LEONARDO CARNEIRO DE FARIA
É PILOTO e instrutor DA AVIAÇÃO DE CAÇA, COM MAIS DE 3.500 HORAS DE VOO EM DIVERSAS AERONAVES. ENTRE AS funções que desempenhou DESTACAM-SE: CHEFE DA SEÇÃO DE INSTRUÇÃO e de navegação DO 2º/5º GRUPO DE AVIAÇÃO DE CAÇA, CHEFE DA SEÇÃO DE DOUTRINA E DA SEÇÃO DE PESSOAL DO 1º GRUPO DE DEFESA AÉREA, CHEFE DO ESQUADRÃO DE COMANDO DA BASE AÉREA DE BOA VISTA, CHEFE DA SEÇÃO FORÇA AÉREA DO COMDABRA, COMANDANTE DO 3º/3º GRUPO DE AVIAÇÃO DE CAÇA, COMANDANTE DA BASE AÉREA DE BOA VISTA. ALÉM DOS CURSOS NORMAIS DE CARREIRA, POSSUI o curso de piloto de defesa aérea E MBA EM GESTÃO DE POLÍTICA E DEFESA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). SEU ÚLTIMO CARGO FOI O DE CHEFE DA DIVISÃO DE COOPERAÇÃO HEMISFÉRICA DA SUBSECRETARIA DE SERVIÇOS E ASSESSORAMENTO DA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA.
voltar à página dos integrantes da RBJID